Créditos de imagem: Reprodução – Instagram.
A CVC iniciou a venda de pacotes turísticos para o Festival de Parintins 2025, que acontece de 27 a 29 de junho na cidade de Parintins (AM). Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o evento é um dos maiores festivais folclóricos a céu aberto do mundo, com disputas entre os bois-bumbás Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), no tradicional Bumbódromo.
“O Festival de Parintins é um espetáculo que une arte, história, tradição e emoção e preparamos o acesso a esse evento único para os nossos clientes, com toda a estrutura, praticidade e segurança que a CVC oferece”, afirma Rodrigo Galvão, Diretor de Produtos Nacionais da CVC Corp.
O que é o Festival de Parintins?
Imagina um duelo épico entre dois bois, o Caprichoso (azul) e o Garantido (vermelho) disputando quem entrega o show mais incrível de folclore, dança, música e alegorias. Isso tudo rola no Bumbódromo, uma arena com capacidade para 25 mil pessoas, dividida entre as torcidas dos dois bois.
Durante três noites (27 a 29 de junho), a cidade de Parintins se transforma num palco a céu aberto, onde lendas amazônicas ganham vida em apresentações de tirar o fôlego.
A CVC preparou três saídas especiais pela linha CVC Me Leva, incluindo:
- Passagens aéreas com a Azul (operadora oficial)
- Transfers locais
- Ingressos para o Bumbódromo, com opção de escolher o lado azul ou vermelho
- Suporte local durante toda a viagem.
Os pacotes estão disponíveis a partir de R$ 4.119,00 por pessoa.
Quando é o Festival de Parintins 2025?
O Festival Folclórico de Parintins 2025 está confirmado para os dias 27, 28 e 29 de junho, sendo realizado no emblemático Bumbódromo de Parintins, no coração do Amazonas.
A princípio, vale lembrar que este evento é reconhecido mundialmente como o maior festival folclórico a céu aberto do planeta. Ou seja, ele não apenas celebra a rica cultura amazônica, como também se transforma em um verdadeiro espetáculo de cor, música, dança e tradição. Além disso, a pequena porém vibrante cidade de Parintins, com cerca de 96 mil habitantes, se transforma completamente durante os dias do festival. Nesse sentido, o número de visitantes é surpreendente: cerca de 120 mil turistas são esperados, superando a população local e gerando um impacto econômico e cultural significativo.
O que o Festival de Parintins celebra?
O festival celebra a rica cultura amazônica por meio da encenação da lenda do Boi-Bumbá, que conta a história de Catirina, uma mulher grávida que deseja comer a língua do boi preferido do patrão. Seu marido mata o boi para satisfazê-la, mas, para evitar a punição, um pajé ressuscita o animal.
Qual o motivo da rivalidade entre os dois bois de Parintins?
A rivalidade entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) remonta ao início do século XX. Inicialmente, eram apresentações separadas, mas a competição se intensificou com o tempo, especialmente após a criação do festival em 1965.
Quem é mais rico, Garantido ou Caprichoso?
Historicamente, o Caprichoso foi associado a uma imagem mais elitizada, enquanto o Garantido era visto como o “boi do povão”. No entanto, essa distinção tem se tornado menos evidente ao longo dos anos, com ambos investindo significativamente em suas apresentações.
Qual é o significado do nome “Parintins”?
O nome “Parintins” é uma homenagem aos povos indígenas Parintintins, que habitavam a região. A cidade adotou esse nome em 1880. A principal lenda encenada no festival é a do Boi-Bumbá, centrada na história de Catirina e seu desejo peculiar durante a gravidez. A narrativa aborda temas de desejo, transgressão e redenção, sendo uma representação simbólica da cultura e das tradições amazônicas.
Tabela de conteúdos (Índice)
Descubra mais sobre Portal PLOP
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
No Comment! Be the first one.