Dark Mode Light Mode

Luís Henrique Pellanda é semifinalista do Prêmio Oceanos com ‘O caçador chegou tarde’

Foto: divulgação

Autor curitibano é destaque na maior premiação de língua portuguesa com livro de contos publicado em 2023

O autor paranaense Luís Henrique Pellanda é um dos semifinalistas do Prêmio Oceanos 2024, o maior reconhecimento literário de língua portuguesa do mundo. Pellanda concorre na categoria de prosa com seu livro de contos O caçador chegou tarde, publicado pela editora Maralto em 2023. A seleção do autor para a semifinal coloca em evidência sua produção literária, que se destaca pela diversidade de temas e técnicas narrativas.

Um prêmio de abrangência internacional

O Prêmio Oceanos deste ano contou com a participação de 2.619 livros inscritos, provenientes de autores residentes em 28 países. Entre os inscritos, 1.204 obras são de poesia, 389 de contos, 156 de crônicas, 836 romances e 34 peças de dramaturgia. As obras foram publicadas por 459 editoras de seis países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Itália, Moçambique e Portugal, refletindo a diversidade e riqueza da produção literária em língua portuguesa.

Os escritores que participam do prêmio representam 15 nacionalidades diferentes, incluindo países como Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Espanha, Guiné-Bissau, Índia, Itália, Moçambique, Palestina, Portugal, São Tomé e Príncipe e Uruguai. O prêmio oferece um valor total de 300 mil reais, dividido igualmente entre os vencedores das categorias de poesia e prosa.

A obra e a trajetória de Pellanda

O caçador chegou tarde é uma obra que explora a vasta gama de possibilidades da narrativa curta. Luís Henrique Pellanda demonstra maestria ao transitar entre fantasia e realismo, introspecção e descrição, e entre o leve e o denso, mantendo sempre uma precisão poética que enriquece a experiência de leitura. O livro é descrito como um “mapa repleto de rotas” que leva o leitor a viagens intensas e, por vezes, arriscadas, sem perder o fascínio pela complexidade da vida.

Nascido em 1973, Pellanda é um autor contemporâneo que também atua como jornalista e músico. Sua escrita é marcada por um olhar afiado sobre a realidade, sempre impregnado de uma delicadeza poética que lhe rendeu reconhecimento na cena literária. Seus livros de crônicas Nós passaremos em branco (2011) e Na barriga do lobo (2021) foram finalistas do Prêmio Jabuti.


Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Add a comment Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Junior Lima lança 'Solo Tour' com primeiro show em Campinas

Next Post

Com muitas emoções, primeira temporada da série LGBT "Estranho Jeito de Amar" chega ao fim 

Descubra mais sobre Portal PLOP

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading