A história do último Imperador do Brasil, Dom Pedro I, é retratada no filme documentário: “Dom Pedro II, do Trono do Brasil para o Exílio”, que estará disponível em breve. O projeto foi produzido, idealizado e dirigido pelo cineasta Dimas Oliveira, de Taubaté, interior de São Paulo.
Gravado no Museu Histórico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, na cidade de Pindamonhangaba, no estado de São Paulo, o trabalho foi produzido através de depoimentos de historiadores, Professores Igor Guedes, Paulo Cruz, Cláudia Thomé Witte e Jonathan Costa entre outros, que concordam que o reinado de Pedro foi excepcionalmente construtivo e progressista, deixando para o Brasil, um legado de valores políticos e pessoais. Ele também tem sido consistentemente considerado por acadêmicos como o maior brasileiro da nossa história.
As cenas de simulações dramatúrgicas contam com os atores Jefferson Mascarenhas (Dom Pedro I), Bia Santoli (Imperatriz Dona Amélia), Claudia Savastano (Imperatriz Teresa Cristina) e apresentando Joel Crosariol como Dom Pedro II. Eles retratam momentos importantes da vida do Imperador do Brasil!
O filme foi realizado entre 2019 e 2020, mas, Dimas, um aficionado pela História Brasileira e a sua preservação, resolveu aguardar o momento certo para o lançamento oficial do filme: no bicentenário da Independência, nesse ano de 2022.
Além disso, o projeto encontra-se em negociações com a TV Brasil, para o lançamento oficial, que deverá também acontecer com apresentações especiais na região do Vale do Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro.
O filme carrega a Produção Executiva de Daniel de Andrade, Direção de Fotografia de David Mendes com a direção do Cineasta Documentarista Dimas Oliveira Junior, que encerra uma trilogia iniciada com os documentários: “Dona Leopoldina, da Áustria para o Trono do Brasil” (2017), “Dona Maria II, do Brasil para o Trono de Portugal” (2019).
Créditos de imagem: divulgação .
Descubra mais sobre Portal PLOP
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.